Monday, March 8, 2010

Sentir...Portugal....

Qual é o sentimento mais portugês de todos?
Qual é o sentimento que mais caracteriza todos os portugueses?
A Saudade.....

Antes pensava que sabia o que era sentir saudades... Como era tola... Agora sim sei o que é sentir saudades... De tudo.. De todos..Mais ou menos...Das pequenas coisas...Dos pequenos gestos...
Felizmente tenho a sorte de ter feito alguns amigos aqui no Instituto, são todos muito queridos comigo, arrastam-me para todo o lado para passear e espairecer. Mas não é a mesma coisa.

Sinto falta da minha mãe, das pequenas ou grandes zangas, dos passeios ao fim de semana, de estarmos as duas no sofa a ver tv com o Mias esparramado no colo.
Morro de saudades do Mias.... não consigo pensar nele sem que me venham umas (muitas) lagrimitas aos olhos.
Sinto falta das gargalhadas e da companhia dos meus amigos e amigas, do carinho e compreensão dos meus primos. Do colinho da minha abuelita linda...
Sinto falta das sessões de cinema, dos cafés, dos jantares, dos karaokes...

Sinto a falta.......a tua falta....

Sim, sou carente.
 Amarmos a nossa familia e amigos não é defeito nem deve ser nunca motivo de vergonha. Se dissessemos mais vezes que amamos não seria tão dificil sermos felizes. Só quando perdemos, por este ou aquele motivo, é que nos apercebemos de como somos felizes, de como temos sorte. Parece frase de livro de auto-ajuda,mas é verdade. Eu tenho sorte, porque amo muito, e sou amada, e sei que em breve os vou poder ver e abraçar a todos/as...ou a quase...
Sei que só passou um mês, e se calhar o defeito é meu, se calhar eu é que sou uma tola sentimental demasiado apegada ás pessoas, mas até gosto de ser assim. As horas que passo sozinha (que são muitas), passo a lembrar me das coisas boas, que me fazem sorrir, ás vezes chorar de alegria, dão um apertozinho no coração mas sei que são coisas que fazem parte de mim, pequenas dádivas que vocês têm a generosidade de partilhar comigo. Consigo encontrar-vos em todas as coisas que há á minha volta, o som de uma gargalhada, uma música, uma comida, uma voz aguda..tantas coisas....
Como na letra de uma música dos Deolinda "a saudade mais que um crime é um castigo"...mas ao menos sei que o meu castigo, tem um sabor agri-doce...

Tenho saudades vossas.....

2 comments:

Ana das Pontas said...

Agora sim, já começa a ser um blog a sério! Venham de lá os pensamentos profundos, porque isso ficando aí tudo dentro não faz nada bem. "Cospe" tudo cá para fora! :)

Também tenho saudades de tudo! Isto aqui sem vocês não é a mesma coisa!

Beijocas grandes

Unknown said...

:)
Gostei muito de ler o que escreveste, frases cheias de sentimento. É claro perceber o quão carregado de saudade está o teu coração.

Beijinhos