Sunday, October 14, 2007

Òpera em filme....

Um dos meus filmes preferidos chama-se Farinelli, Il Castrato, conta-nos a história do cantor líricoCarlo Broschi, também conhecido por Farinelli, de voz excepcional, que quando era ainda muito jovem foi castrado pelo irmão para que a sua voz bela e poderosa não se perdesse. Foi o cantor de ópera mais bem pago e mais popular da Europa, tendo vivido entre 1705 e 1782.

Eu adoro ópera, e com a devida excepção da divina Callas, este filme conta com as melhores interpretações de canto lírico que eu já ouvi. Isto é só a minha humilde opinião. De Gerard Corbiau, conta com as interpretações de Stefano Dionisi no papel de Farinelli, Enrico Lo Verso no papel de Ricardo (irmão de Farinelli) entre outros

Para se conseguir esta voz maravilhosa foram misturadas as vozes de um tenor e de uma soprano.. O resultado é brutal...
O filme conta-nos ainda a vida deste cantor, do seu ardente desejo de ser pai, desejo esse impossível de realizar, e da sua relação com o irmaão, que era compositor e maestro.

1 comment:

Marta said...

Eu ainda não fui iniciada na Opera, mas epsero um dia ser!!

já dizia o richard gere, nesse grande classico Um Sonho de Mulher: a Ópera provoca reações apaixonadas nas pessoas, ou se ama ou se odeia!!!

Espero poder amar!!