Thursday, August 16, 2007

Pelos bixinhos

Dá um anúncio na televisão, que já não é novo, mas que penso que não deixa ninguém indiferente (a não ser pessoas sem sentimentos)... esse anúncio é da União Zoofila, associação que acolhe e reencaminha animais para novos donos. Não consigo evitar a lágrima quando o vejo, na verdade até evito vê-lo.

Vejam-no e reflitam um pouco...
È uma utopia pensar que de um momento para o outro as pessoas vão deixar de abandonar os seus animais de estimação, se em anos e anos de campanhas para promover a paz, contra a fome e as desigualdades sociais não houve grandes mudanças não deve ser neste aspecto que as mentalidades vão mudar assim de repente. Até porque muitas "pessoas" insistem que os animais não têm sentimentos, e que não pensam... Só quem nunca conviveu a sério com um animal é que sabe que isso é mentira... eles pensam e sobretudo sentem.
O amor que eles nos dão é incondicional, já ouvi dizer que não, que é porque os alimentamos, o mais engraçado é que se estivermos na pobreza os nossos amigos e até a familia abandonam-nos, mas o nosso animal mantêm-se firme ao pé de nós. Há casos de animais de estimação, gatos e cães, que se deixam morrer se os donos os deixarem.
Eu tenho um gato, foi abandonado bebé com a ninhada de irmãos, só o meu se deixou apanhar, não se sabe o que foi feito dos outros gatinhos. O meu vive feliz, mimado e mostra-nos todos os dias o quanto gosta de nós e o quanto se preocupa. Às vezes imagino o que teria acontecido se não tivesse sido adoptado por nós.
Não custa muito fazer alguma coisa para ajudar, para começar basta não adoptarem um animal de estimação se não têm condições económicas e de humanidade para os terem, porque se os vão abandonar a seguir, mais vale nem sequer os adquirirem, não são coisas que podemos comprar e deitar fora. Se querem mesmo ter uma companhia, podem sempre dirigir-se a um canil ou gatil, como a União Zoofila e obter um, mas têm de ter consciência da responsabilidade. Se não tiverem condições podem sempre fazer donativos em dinheiro, rações, cobertores velhos e muitas outras coisas que fazem falta nos canis. Consultem o site da União Zoofila lá têm toda uma série de informações úteis para quem quer adoptar, apadrinhar, ou apenas ajudar de alguma forma.

No comments: