Tuesday, May 11, 2010

Finde em Córdoba

Este fim de semana fui ter com a minha amiga Marta a Córdoba, tal como eu está a estagiar, mas numa instituição chamada Casa Árabe. Fui sexta-feira a tarde e voltei na segunda a tarde.

Tive sorte porque apanhei o fim de semana dos Pátios, onde os vários pátios de Córdoba entram em concurso para eleger o mais bonito. Acho que os júris vão ter um trabalho muito dificil, todos os que vimos, e foram muitos, eram todos muito bonitos. E vá lá que não estavam todos a concurso. Nota-se bem que sentem muito orgulho nos seus pátios, mesmo os que não estão a concurso têm as portas abertas para os turistas puderem visitar, e se há turistas lá...
Não há nada de que não tenha gostado em Córdoba, é tudo bonito! Os monumentos, as pessoas, as ruas e até a luz, que faz lembrar Lisboa. As pessoas são amáveis e estão constantemente em fiesta.
Não me importava nada de viver numa casinha num desses pátios tão bonitos....

Há muito para ver em Córdoba, os os dias que lá estive foram maravilhosos mas para desfrutar verdadeiramente da cidade diria que uma semana seria o ideal, isto porque quando cheguei a casa estava exausta de tanto andar.. mesmo passando a maior parte do tempo visitando apenas o casco viejo da cidade, onde estão os monumentos mais importantes e mais bonitos (a Mesquita-Catedral, a judearia, o alcazar, etc) acaba-se por esgotar o tempo todo que se tem muito depressa, há imenso para ver, pequenos pormenores em cada parede, em cada porta, em cada rua. Respira-se história! =D 
De qualquer forma está tudo muito bem preparado para receber os turistas, há hostels por todos os lados, cafés e restaurantes com preços económicos e até uns banhos árabes, com teteria (casa de chá) e restaurante tudo no mesmo edificio e que têm sugestões que tivemos muita pena de não experimentar, ficámos-nos apenas por um belo chá (de cujo nome não me recordo). Para quem gosta de recuerdos há imensas lojinhas com tudo e mais alguma coisa que nos possa recordar de Córdoba ou de Espanha (bonecas de sevilhanas e toureiros, leques, xailes, castanholas, peluches, canecas, t-shirts e muito mais coisas).

Andalucia....te quiero!!!!!!

1 comment:

Ana das Pontas said...

Ainda bem que traduziste "teteria".... xD

Bem, pelo menos aí estou a salvo da febre dos recuerdos. Coisas de toureiros e xailes não me chamam, de todo.

**