Wednesday, February 17, 2010

O Templo

O que vêem na foto é o chamado Templo de Diana de Mérida.
Quem estiver na rua do Fórum, é só seguir sempre em frente, que um pouco mais abaixo depara-se com ele. È o monumento mais antigo da cidade, tendo sido construído na época de Augusto, muito provavelmente em simultaneo com a fundação da cidade. O templo tem esta denominação desde o século XVII, mas tal como acontece com o de Èvora, não há provas de que alguma vez tenha sido dedicado a essa divindade. No século XVI foi feito um aproveitamento da sua estrutura para a construção de um palacio (é o que se vê por trás) para o Conde de Los Corbos, o que fez com que em parte a antiga construção  fosse preservada. Foi escavado pela primeira vez em 1972 e foram encontrados indicios de que se destinava a culto imperial (através de esculturas dos elementos da familia imperial e do Genius Augusti, simbolo da divinização do imperador). 
A rua do Templo e do Fórum é uma das ruas mais centrais de Mérida, onde ainda é possível visualizar pequenos troços do decumanus maximus e do cardus maximus sendo que estas mesmas vias e as suas perpendiculares são ainda visíveis noutras partes da cidade, com um bom grau de conservação. 
A todas as horas do dia estas ruas estão cheias de gente, habitantes da cidade, mas principalmente de turistas e têm á disposição tiendas de recuerdos e "tabernas romanas". 

No comments: