Sunday, June 17, 2007

Fellini

Quem me conheçe sabe que Federico Fellini é um dos meus realizadores preferidos, confesso que ainda me falta ver alguns filmes dele como o Amarcord e o Casanova, mas todos os outros são brilhantes.. decidi mostrar-vos uns trechos de filmes para ficarem a conhecer, quem não conhece, e para relembrar, quem conhece e aprecia...

Comecemos pelo filme Satyricon, adaptaçâo livre de Fellini da oubra literária clássica homónima e da autoria de Petrónio, foi o primeiro filme que vi de Fellini e pronto...adorei..é um deslumbrante espectáculo de uma Roma decadente, no tempo de nero, que tudo faz para alcançar o prazer, relações ambiguas e estranhas, grandes cenários e uma fotografia belíssima são os pontos fortes deste filme... Aqui fica o trailer de 1969


Outro grande filme é o 8 1/2..o efeito teatral está presente em todos os filems de Fellini, e é importante lembrarmo-nos que todos os aspectos que nos parecem mais bizarros são elementos simbólicos com uma origem quase freudiana....

Mais um videozinho do mesmo filme...com Cláudia Cardinale e Marcello Mastroianni..


E agora um dos mais emblemáticos filmes de Fellini, e uma das cenas mais emblemáticas do cinema europeu, a cena na fonte de Trevi em Roma, no filme La Dolce Vita, segundo um documentário que vi no canal 2 sobre Fellini, a moça filmou isto debaixo de temperaturas negativas, a meio do inverno... é preciso gabar-lhe a coragem...


De seguida o filme La Strada, é de 1954, não é dos meus preferidos, mas de qualquer forma é um filme muito bom...


E para finalizar este pequeno post, que não tenciona ser muito exaustivo sobre todos os filmes de Fellini, apenas dos que eu gosto mais, um video do filme Roma, que retrata a visão de Fellini a cidade (não tem som..hehe..)

1 comment:

Marta said...

ainda não coneço nada de fellini, só a cena da fonte!!! mas um dia tenho q me redimir!!!

então há tour fixes pela mundo vip???manda noticias